domingo, 9 de janeiro de 2011

Os três Filtros...

Pai e Filho, na tentativa de purificar a água que utilizavam em casa, resolveram limpar o filtro que estava na cozinha. Enquanto limpava, o pai passou a explicar ao filho a importância de filtrar a água antes de bebê-la. Terminada a limpeza, fizeram o teste e o pai comentou:
“-Veja como a água está limpa! Todas as impurezas ficam nos filtros. O sujo que consegue passar por um, fica no outro ou no outro e resultado final é maravilhoso.”

A mãe, ouvindo o cometário do esposo, aproveitou a oportunidade e disse:”- Há também, três filtros que podemos construir dentro de nós, e são aquilo que de mais precioso alguém pode ter, ao pensar que está ajudando ou prejudicando alguém. E não precisa ser de carvão. São filtros da VERDADE, da BONDADE, e da UTILIDADE. Assim como você, meu filho, viu o resultado do uso do filtro de carvão, um dia vou lhe mostrar o que acontece quando utilizamos esses outros filtros que carregamos dentro de nós.”

Passado algum tempo, o menino voltou da escola e veio comentar com a mãe um fato, num tom sensacionalista: “-Mãe, sabe o que me disseram da família do Nelsinho?!”

“-Bem meu filho, chegou a hora de usar três filtros internos de que lhe falei aquele dia. Comecemos com o filtro da VERDADE: você tem certeza de que o que vai me contar é verdade?”
“- Bem… não sei não… só estou repetindo o que disseram.”
“- Pois bem, vamos agora passar pelo filtro da BONDADE (ou amor): se isso que estão falando fosse algo acerca da nossa familia, você gostaria que fosse espalhado, contado?”
“- Ah! Não! Se fosse com a nossa familia, de jeito nenhum.”
“- Finalmente, usemos o filtro da UTILIDADE (ou necessidade): você acha útil e necessário passar esta notícia adiante?”

Fonte: Histórias e Fábulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário