segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vou te contar...


Recebi isso via e-mail de uma amiga, falando de 6 coisas que vocês ainda não sabem ao meu respeito... Ela falava sobre ela e eu falarei sobre mim, claro. Tive muito mais alegrias que tristezas na minha vida, mas como todo ser vivo na face da terra, tive lá os meus percalços.Vamos lá...
1 – Sou Potiguar, nasci em Mossoró mesmo, uma cidade quente, pegando fogo, tão quente que tem dia que parece que não vamos suportar, não tem vento, as plantas nem se mexem... Eu gosto de morar aqui, mesmo sendo um forno e um ovo, um ovo de codorna, onde todo mundo ver todo mundo e dá conta da vida de todo mundo... Na minha infância durante muitas férias eu ia pra um sítio nas proximidades de Apodi, onde tinha muitos primos e tios por lá. Minha irmã odiava aquilo tudo, eu por minha vez adorava andar naquelas pedrinhas de fogo, andar de carroça, ver as hortas, as plantações, eu gostava daqueles matos e daquela escuridão, gostava de ver os rebanhos de vacas, de longe claro, porque ate hoje é o animal que eu mais tenho medo... Eu e meus primos nos divertíamos bastante, as brincadeiras eram bem naturais, diferente de hoje em dia, claro! Eu adorava acordar as 05 da manhã e sentar ao lado do fogão a lenha pra escutar as conversas da minha tia e prestar atenção nela fazendo o cuscuz. Na cidade eu tive uma infância muito feliz, tive os brinquedos que eu quis ter, exceto o meu sonhado par de patins. Minha mãe dizia que não era brinquedo de criança, que podia fazer um “arte”, coisas de mãe... Minha mãe também me proibia de tomar banho de chuva, eu odiava isso, e uma vez que ousei desobedecer, quando sai na chuva, teve um trovão daqueles, voltei correndo pra casa e nunca mais... No colégio eu era bem comportada e passava por média, me arrastando, mas passava... Minha mãe era professora na mesma escola e me matava de vergonha quando ia la na porta só olhar pra mim e me chamr de linda. Era ela que me ensinava as lições de casa e era eu quem ajudava ela a elaborar as provas e atividades dos seus alunos, principalmente por ter a letra bonita e desenhada, tinha dia que eu estava sem saco, mas ajudava mesmo assim...

2 – Com o passar dos anos mudei de colégio, ganhei o melhor presente que uma criança pode ganhar, uma bicicleta, jamais esqueço aquela surpresa... Todas as tardes eu ia jogar super Mario na locadora, já ate zerei e ate hoje é o único jogo que sei jogar... Nunca me dediquei aos esportes, é que uma bolada bem no meio dos peitos me fez desistir pra sempre, não teve conversa, não nasci pra coisa... Ah, eu adorava ir pra natação, acho que minhas costas largas se deve a isso, sei la... Não posso deixar de contar o episódio na 2ª série, a profª não deixava ninguém sair da sala pra nada, não agüentei e fiz xixi la mesmo, foi um mico, eu não queria mais voltar pra escola, minha mãe foi lá, foi muita confusão, e isso me causou um trauma, ate hoje se eu não tiver um banheiro por perto, eu penso que vou fazer nas calças (kkk)...

3 – Na adolescência fui tranqüila, participava de todos os eventos no colégio, era muito tímida e de poucas palavras, aos sábados eu ia pra missa. Bem, foi numa dessas missas onde eu dei o 1° beijo, não sei por que, so sei que foi assim, o Pe. apagou a luz e a gente se beijou, ah, ele foi o meu 1° amor, eu devia ter 12 anos quando me apaixonei, bem precoce... Aos 16 anos, eu comecei meu 1° trabalho, de secretária/ recepcionista no colégio que eu estudava, era uma espécie de estágio, não era muito exploratório não. Porém, eu enquanto funcionária tinha que ser exemplo para os demais alunos, papo do diretor, eu tinha que sentar na frente, não podia chegar atrasada, essas coisas, mas pedi as contas pra ir passar o veraneio na praia de Tibau, onde eu já vivi ótimos momentos com uma porção de amigas... Nesse mesmo período, tive um imprestável namorado, daqueles que faz a gente de besta mesmo, é um trecho da minha vida que eu nem recordo, graças a insignificância que tem pra mim... Depois de algum tempo ele mudou de cidade e as coisas foram voltando pros seus devidos lugares. É certo que a distância ajuda...

4 – Bem, eu passei no meu primeiro vestibular, mas não passei no segundo... rsrsrs... Estudei turismo durante alguns anos e quase fui jubilada, é que fiquei sem saco pra monografia e durante uns três períodos eu deixei de lado, mas fui lá e conclui, fechei com chave de ouro, chorei muito com as palavras de elogio da coordenadora do curso no dia da defesa... Na faculdade eu fiz amizades verdadeiras, foram muitas viagens, muitos seminários, muitas saidinhas no meio da aula, tudo valeu a pena... Foi em Jericoacoara onde vimos o pôr-do-sol mais lindo do mundo, onde eu assei as pernas na trilha para chegar na pedra furada, foi triste voltar de perna aberta (kkk), em Olinda eu quase morro de subir e descer ladeiras e de brinde tive uma dor de barriga, em Goianinha Gizelle caiu do cavalo, foi muito angustiante não saber parar aqueles cavalos pra poder descer, em Martins foi muito choro, 04 mulheres se achando gorda dentro de um quarto, em Ubajara foi uma trilha grande, nem que eu tivesse doida eu faria aquilo outra vez, em Fortaleza foi onde todo mundo ficou lizo e sem dinheiro pra sair a noite, também fomos soltos na Monsenhor Taboza, ora era tudo muito barato, ai já viu... E o museu da cachaça, num preciso nem comentar, um lugar lindo e cachaça por todo lado, é tudo que uma turma de faculdade quer...

5 – Já na vida adulta, comecei um estágio curricular na hotelaria, em seguida mudei pra agência de viagens, fui fazer estágio em fortaleza, passei 02 semanas so com pessoas desconhecidas e sozinha num quarto de um hotel, conheci pessoas especiais naquele momento, deve ser por isso que eu tenho um apresso e tanto por aquela cidade, gosto das pessoas de lá, são receptivas, interessantes, estudam... Escutava muito ‘de volta pro meu aconchego’ na voz de Waldonys... Minha irmã me ligava todas as noites pra saber sobre mim, eu achava esse gesto tão meigo e significativo, que era desligando o telefone e as lágrimas escorrendo, isso durante todas as noites... Hoje eu sou uma pessoa mais resguardada, adoro a companhia das minhas amigas, tenho idolatria por pop rock, em especial Bikini cavadão e Capital inicial, mas também ouço outras músicas, não aprecio essa gama por forró que a cidade inteira tem, mas de vez em quando arrisco um passinho... Bem, passado algum tempo volto para o mesmo hotel onde havia estagiado onde atuo hoje, lá fiz amizades e todo dia aprendo algo diferente, mas já vivi momentos bem difíceis, já perdi grande parte da afeição que um dia eu tive por aquele lugar e por algumas pessoas...

6 – Por fim, o último fato mais marcante foi o aniversário de 94 anos da minha vó, eu sei que é a lei da natureza, mas é triste ver uma pessoa que cuidou tanto de mim, que pegava na minha mão pra atravessar a rua, que me colocava pra dormir, que me dava lambedor e que fazia as melhores sopas do mundo só porque eu gostava muito, hoje sem nenhuma noção de tempo e espaço, completamente sem memória, é triste pedi a benção e não escutar Deus abençoe... No mais, eu sou uma pessoa tranqüila, que age muito por sentimento, mas que não abre mão da razão... Sou muito nervosa, sofro por antecipação e não sei dizer não... Já fui muito tímida, hoje eu falo pelos cotovelos, e pior é que muitas vezes nem penso antes de falar... Tenho minha mãe como um ser divino, ela dá o sangue por mim e eu daria minha vida por ela... Meu maior medo é morrer antes de ser realizada em tudo que eu desejo... Tenho muita fé em Deus, mas não vivo na igreja... Sou criativa a adoro surpreender as pessoas que eu gosto... Os presentes mais significativos que eu ganhei foi uma cadela poodle da mãe de um ex-namorado, um brinde de vinho com homenagem na frente de um monte de gente de um amigo da facul, uma bíblia cor de rosa da minha amiga Nara, uma camisa de uma exposição de uma pessoa pelo qual um dia eu tive muito carinho, um anel de formatura do meu pai e por último uma câmera digital cor de rosa da minha mãe, não pelo valor, mas pela intenção do presente, ela sabia o quanto eu fiquei triste quando roubaram a minha... Eu nunca perdi ninguém por motivo de morte, me sinto feliz por isso... Contudo, eu vou vivendo e vivendo bem, porque eu vivo de coração, vivo por prazer e pra ser feliz, vivo pra rir, pra sonhar, por amor e para amar, e as pedras no caminho, guardo todas, um dia faço bom uso delas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário